Metade de Portugal vive por… “debaixo da mesa”

Para estes profissionais, leio no Expresso on-line, as gratificações compõem a maioria do que ganham todos os meses mas não são consideradas para os apoios, apesar de pagarem impostos sobre elas. O Bloco de Esquerda promete levar a questão a plenário e o PCP apoia.

Portugal está no 33.º lugar no índice de perceção da corrupção, ao mesmo nível de países como o Butão e Porto Rico. A economia paralela e subterrânea em Portugal representar 25% do PIB e a “crise não favorece o combate à corrupção”.

Estamos a falar de 49 mil milhões de euros — um valor capaz de suportar o orçamento do Ministério da Saúde durante cinco anos. Isto é tão querido quando estamos doentes e precisamos do SNS.

Com a  previsível quebra de rendimento das famílias e das empresas, espera-se que as pessoas procurem, cada vez mais um rendimento alternativo para sobreviver. Por isso, a economia sub-declarada “passa a ser um melhor negócio” (cf.https://rr.sapo.pt/2020/05/05/economia/covid-19-fara-com-que-peso-da-economia-paralela-no-pib-aumente-significativamente/especial/191631/).

É previsível que aumente, porque se houver quebra de rendimento das famílias, das empresas, e dos agentes económicos é expectável que as pessoas procurem rendimento alternativo para sobreviver. E a economia não registada acabará por ser o melhor negócio, se quisermos assim dizer, se pensarmos em termos de economia oculta, subterrânea e sub-declarada. Passa objetivamente a ser um melhor negócio do que era antes. Não creio que passe a haver muitos negócios que passem a ter um rendimento de 23%. Se fugir ao IVA, tenho essa mais-valia de 23%.

Haja decoro e respeito por quem trabalha e tem de declarar tudo o que ganha para impostos.

Haja vergonha por aqueles todos que receberam por “debaixo da mesa”, não pagaram imposto nenhum, e agora querem que sejamos nós, que não recebemos nada sob a mesa verde, a pagar.

Por que se queixam agora?

Nunca perceberam que, um dia, isto ia acontecer?

Nunca perceberam ou nenhum sindicalista lhes disse que, mais tarde ou mais cedo, a mesa verde ou a slot-machine iam partir-se ou avariar?

Que seja esta a grande lição da Covid 19:

  • pagas? pedes recibo.
  • Vendes? passas factura.
  • O multibanco avariou — quantas vezes está no aviso à porta — obriga-te a pedir fatura/recibo. Se todos pagarmos, todos pagamos menos. Não sejas masoquista, a não ser que gostes de levar com o chicote fiscal.

Quando não venderes, em tempo de pandemia, podes declarar perda de rendimentos e receber o meu apoio (através dos meus impostos).

Se continuarem a fazer o mesmo — não pedir recibo, não passar factura ou avariar o multibanco — não contem comigo.

Assim também eu sou liberal.

Quando o sino toca a rebate, quem não vai à missa, não percebe o badalar lancinante dos sinos  e não pede nem dá socorro.

Seja qual for o sector de actividade.

Pode ser um funeral? Já não sei.

É capaz de ser um enterro para muitos milhares de portugueses que se deixaram contagiar pelo (in)cumprimento dos seus deveres de cidadania fiscal.

Costa Guimarães, jornalista

Todos querem uma sociedade justa. Nós lutamos por ela, Ajude-nos com a sua opinião. Se achar que merecemos o seu apoio ASSINE aqui a nossa publicação, decidindo o valor da sua contribuição anual.

Deixe um comentário

*