UDIPSS Santarém: lutar para dignificar as pessoas

A UDIPSS de Santarém realiza as eleições no dia 28 de Março sufragando uma lista única para “reforçar as IPSS do distrito, valorizar e dignificar as pessoas”. De realçar a competência e dedicação dos elementos dos corpos sociais na gestão de organizações sociais e na promoção comunitária de opção de desenvolvimento social. O SJ publica um resumo da competência pessoal e profissional destes dirigentes que agora se disponibilizam para dedicar à sociedade civil quatro anos de actividade.

 

DO PROGRAMA
“A candidatura que agora se apresenta para liderar os Órgãos Sociais da UDIPSSS – União Distrital das IPSS de Santarém, para o próximo quadriénio, possui, como principal objetivo, valorizar as suas associadas, promovendo um trabalho que vise fortalecer uma União cada vez mais forte e mais representativa, com capacidade de responder aos reais e prementes problemas das IPSS do distrito de Santarém, consubstanciando-se numa efetiva resposta às suas expetativas e necessidades. A UDIPSSS desenvolverá o seu trabalho como Entidade motora de uma articulação construtiva com os Serviços Desconcentrados do Instituto da Segurança Social e, no âmbito da CNIS, com os Serviços Centrais do mesmo Instituto”.

 

DIREÇÃO

Hilário Teixeira

PRESIDENTE Por designação da Associação dos Lares Ferroviários Hilário Manuel Marcelino Teixeira, 66 anos, natural de Entroncamento. Licenciado em Informática e Gestão de Empresas, Pós-graduado em Coordenação de Segurança do Trabalho da Construção e Mestre em Gestão da Qualidade Total em Serviços. É Auditor Interno da Qualidade e pertence ao Clube dos Dirigentes da Qualidade da APQ – Associação Portuguesa da Qualidade. É Formador Certificado pelo IEFP e Contabilista Certificado pela Ordem dos Contabilistas Certificados. Profissionalmente, ao serviço a REFER, foi Gestor no projeto de Modernização da Linha da Beira Alta, Gestor de Segurança, Saúde e Condições de Trabalho, Responsável de Estudos, Imagem e Monitorização da Gestão de Estações, Gestor da Qualidade da Conservação e Manutenção e Vogal da Comissão de Fiscalização. Foi membro da Assembleia Municipal de Torres Novas entre 1979 e 1982 e dirigente do Sindicato dos Quadros e Técnicos de Desenho, de 1987 a 1990. Foi membro da Direção, Presidente do Conselho Fiscal e é Vice-Presidente da Assembleia Geral do Clube Ferroviário de Portugal. É Fiscal Único da Cooperativa de Habitação Brisas de Março de Lisboa. Foi Deputado à Assembleia Constituinte em 1975 e 1976, e tem o título de Deputado Honorário da Assembleia da República desde 2016. Desde 1994 é voluntário na gestão de IPSSs, como membro do Conselho Fiscal, da Assembleia Geral e da Direção da Associação dos Lares Ferroviários, tendo sido seu Presidente durante 9 anos e sendo atualmente Presidente da Assembleia Geral. É Presidente do Conselho Fiscal da UDIPSSS (2004/2020).

Fernando Ferreira

VICE PRESIDENTE Por designação do Centro Social Paroquial da Ereira Fernando Manuel Lopes dos Reis Ferreira, 60 anos, natural e residente em Vale de Santarém. Licenciado em Gestão de Empresas e com um Master of Business Administration, frequenta atualmente o Mestrado em Gestão de Organizações de Economia Social Gestor de Empresas em ambiente empresarial multinacional, com um percurso profissional diversificado em áreas Comerciais, Gestão de Unidades de Negócio e Gestão de Recursos Humanos. Enquanto Diretor de Recursos Humanos e Comunicação de uma multinacional alemã, liderou projetos nacionais e internacionais de Recursos Humanos. Foi docente do Ensino Superior, lecionando unidades curriculares da área de Marketing. Foi Gestor de Vendas e Sócio-Gerente em empresas do sector automóvel. Foi dirigente em várias associações de âmbito cultural na região de Santarém.

  Teresa Santos Costa

SECRETÁRIA Por designação do Centro de Bem Estar Social da Zona Alta de Torres Novas Teresa Maria dos Santos Costa, 60 anos, natural de Lisboa, Licenciada em Educação Social, Formadora Certificada e Técnica de Intervenção Comunitária. Possui um MBA em Direção Técnica/Serviços nas Organizações Sociais – Certificado pelo ISCAC – Coimbra Business School. Concluiu, em 2015, Formação em Marketing e Angariação de Fundos – Projeto MAIS – Certificado pela Católica Porto Business School. Autora do Projecto Formativo “Colaborador e Organização: A importância de Alinhar Pensamentos”. Membro do Grupo Operativo das Plataformas da Lezíria e Médio Tejo e do Grupo de Trabalho do Projeto: Diagnóstico de Interesses e Necessidades de Formação no âmbito da parceria UDIPSSS/ESES – Escola Superior de Educação de Santarém. Especialista em Igualdade de Género e Violência Doméstica. Desde 2015, até ao presente, desempenha as funções de Técnica Superior na UDIPSS de Santarém, coordenando as áreas formativa, técnica e administrativa.

José Carlos Rodrigues

TESOUREIRO Por designação do Centro de Bem Estar Social de Vale de Figueira José Carlos Ferrão Rodrigues, 71 anos, natural de S. Vicente do Paúl. Licenciado em Gestão de Empresas, Pós-Graduado em Gestão, Mestre em Gestão de Recursos Humanos e Doutorando em Gestão e Contabilista Certificado. Docente do ensino superior, Vice-Presidente do Conselho Pedagógico do Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém ISLA e Membro do Conselho Geral do mesmo. Perito da ANQEP-Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional- Quadro EQAVET. Desde 2005, é dirigente voluntário de várias Associações Desportivas e Culturais. É membro do Centro de Investigação Doutor Joaquim Veríssimo Serrão. Foi Secretário da Mesa da Assembleia de Freguesia de São Vicente do Paúl e Vale de Figueira e, presentemente, é Presidente do Conselho Fiscal do CBESVF – Centro de Bem Estar Social de Vale de Figueira.

Vera Ribeiro

VOGAL Por designação da Associação de Melhoramentos e Bem Estar Social de Pias,  Vera Mónica Vicente Ribeiro, 44 anos, natural de Torres Novas e residente em Curvaceiras, Tomar. Licenciada em Educação Social e Doutoranda em Gestão na Universidade Europeia. Perita externa da UE para a área da Juventude. Mediadora de Conflitos com Especialização em Mediação Familiar. Diretora Técnica e Administrativa da Associação de Melhoramentos e Bem Estar Social de Pias – Ferreira do Zêzere. Membro dos Órgãos Sociais da AMBESP-Associação de Melhoramentos e BemEstar Social de Pias. Possui várias publicações em Congressos Internacionais
João Matos Filipe

VOGAL SUPLENTE Por designação do Centro de Solidariedade Social Nossa Senhora das Dores de Ortiga, João de Matos Filipe, 72 anos, natural de Ortiga, concelho de Mação. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Quadro Superior aposentado da Função Pública, onde fez carreira ao longo de 42 anos, tendo exercido vários cargos de Direção na Administração Regional de Saúde de Santarém. Em 25 de Janeiro de 2004, foi nomeado Diretor da Unidade de Proteção Social de Cidadania do Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Santarém, passando a ser responsável pela coordenação de todas as atividades no âmbito da Ação Social e que nessa condição envolviam as IPSS e Misericórdias, no todo do distrito de Santarém, cargo que desempenhou até Janeiro de 2008, data em que passou à situação de aposentado da Administração Pública. Entre 1976/78 foi membro da Assembleia de Freguesia de Ortiga. Desde 2003, com o pequeno interregno de um mandato, tem desempenhado as funções de membro da Assembleia Municipal de Mação e nessa condição, foi, em 2017, eleito representante deste Órgão autárquico na Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo. Foi Presidente da Mesa da Assembleia Geral e Presidente da Direção da Comissão Administrativa da Liga Regional de Melhoramentos de Ortiga. É Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Centro de Solidariedade Social Nossa Senhora das Dores de Ortiga. Tem participado em projetos de caráter coletivo/associativo de investigação no âmbito da História Local e de interesse comunitário, em particular nas áreas da heráldica e de colaboração com a imprensa escrita. Integrou e liderou a Comissão de Estudo do Brasão, Selo e Bandeira da Freguesia de Ortiga e concebeu o Programa Museológico e o Regulamento Interno do Centro Etnográfico de Ortiga. Publicou e é autor da obra “Cultura e Artes da Pesca Tradicional no Rio Tejo, em Ortiga“, editada por O Mirante, Santarém, em Dezembro de 2012. É Membro do Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão e da Associação Tagus Universalis. Tem publicado diversos artigos técnicos e de opinião em vários órgãos da Comunicação Social local e regional.

José Marques

VOGAL SUPLENTE Por designação do Centro de Bem Estar Social de Marinhais, José Gabriel de Almeida Marques, 57 anos, natural de Muge e residente em Marinhais- Salvaterra de Magos. Licenciado em Gestão de Empresas e Contabilista Certificado. Desde 2004 é Dirigente/Chefe da Divisão Financeira do Município de Salvaterra de Magos. Desde 1985, que se dedica ao dirigismo associativo. Foi Tesoureiro do Grupo Desportivo de Marinhais, Tesoureiro e Vice-Presidente das Comissões das Festas de Marinhais, Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Clube Cultural Rádio Marinhais, Tesoureiro da Casa do Povo de Marinhais, Tesoureiro do Moto Clube de Marinhais, Diretor de provas de motociclismo dos campeonatos Nacionais, nas modalidades de Motocross e Supercross, sendo diretor de provas em Coimbra, Ponte de Sor, Glória do Ribatejo e Marinhais. Foi Tesoureiro da Junta de Freguesia de Marinhais no mandato 2002/2005. É, desde 2008, Tesoureiro do Centro de Bem Estar Social de Marinhais.

ASSEMBLEIA GERAL
Eduardo Mourinha, histórico dirigente da UIPSS e CNIS

PRESIDENTE Por designação do Centro Paroquial de Bem Estar Social de Salvaterra de Magos Eduardo Júlio Quaresma Mourinha, 80 anos, residente em Santarém. Tem o Curso Geral do Comércio e o 4º Ano da Alliance Française É Técnico Oficial de Contas. Foi Empregado Bancário entre 1961 e 1989, tendo sido promovido a gerente em 1978. Entre 1989 e 1996 foi dirigente, a tempo inteiro, numa IPSS com 150 colaboradores, com a responsabilidade pela coordenação da Instituição (áreas da Infância, juventude e idosos), especialmente económico-financeira e recursos humanos. Foi orientador de vários estágios curriculares e profissionais entre 2011 e 2015, nas áreas de Educação Social. Enquanto voluntário, foi Dirigente de duas IPSSs das áreas da Infância, Juventude e Idosos (1981/1989); 2º Secretário da Mesa da Assembleia Geral da União das Instituições Particulares de Solidariedade Social (1992/1994); Secretário e Tesoureiro do Secretariado Distrital das IPSS de Santarém (1993/2003); Vice-Presidente da União Distrital das IPSS de Santarém (2004/2009); Vogal da Direção da CNIS – Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (2009/2015); Vogal do Conselho Fiscal da CNIS (2015/2018); Secretário do Conselho Geral da CNIS (2015/2018); Secretário da Mesa da Assembleia-Geral da CNIS (Desde 2019). É Presidente da Direção da UDIPSSS (2010/2020).

Carlos Dias

SECRETÁRIO Por designação do Centro de Reabilitação e Integração Torrejano,  Carlos Alberto Ramos Dias, 52 anos, natural do concelho de Pampilhosa da Serra e residente no concelho de Torres Novas. Licenciado em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa e em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Ciências da Educação na área da Psicologia e Métodos Educativos pela Universidade Nova de Lisboa sob o tema “O Outro na Formação da Identidade” e na área do Ensino da Filosofia no Ensino Secundário sob o tema “Conhecimento: da Ignorância ao saber – uma metodologia de aprendizagem”. Doutor em Psicologia pela Universidade da Beira Interior na Covilhã, sob o tema “A Família na Formação da Identidade. Orientações de Futuro”. Foi professor no ensino superior e desempenhou funções de Vice-Diretor da Escola Superior de Educação e de Coordenador do Conselho de Cursos do Conselho Pedagógico entre 1998 e 2004. Atualmente desempenha funções a meio tempo de coordenador geral da Santa Casa local e vereador na Câmara Municipal com os pelouros da cidade, ambiente e fiscalização sanitária. Foi ainda Formador no Instituto de Emprego e Formação Profissional na área da “Deontologia e Princípios Éticos”, “Processos Identitários” e “Liberdade e Responsabilidade Democrática”. No Centro de Formação da Guarda Nacional Republicana deu formação entre 2006-2012 na área da Deontologia e Acompanhamento Psicossocial.
  José Ribeiro Valbom

SECRETÁRIO Por designação do Centro Educativo e de Solidariedade Social EZN da Fonte Boa,  José Ribeiro Valbom, 68 anos, natural e residente em Póvoa da Isenta – Santarém. Possui o 12º ano de escolaridade. Profissionalmente, foi Técnico Auxiliar dos Quadros do Ministério da Agricultura/INIA até 2015. Enquanto autarca, foi Membro da Assembleia de Freguesia da Póvoa da Isenta entre 1977 e 1979, Presidente da Junta de Freguesia entre 1979 e 2002, Membro da Assembleia Municipal de Santarém entre 1980 e 2002, Membro da Assembleia Distrital de Santarém durante 8 anos e Membro do Conselho Geral da ANAFRE durante 12 anos. Foi Coordenador dos Serviços e Obras Sociais da EZN durante 19 anos e Coordenador do Gabinete de Serviços Gerais de Apoio da EZN durante 4 anos. É Vice-Presidente do Centro Associativo de Alojamento e Restauração da EZN. Foi Coordenador do Projeto Santarém Solidário durante 6 anos. Foi Presidente da Assembleia Geral da Liga dos Pequenos e Médios Agricultores da Póvoa da Isenta durante 4 anos, Presidente do Clube de Caçadores da Póvoa da Isenta durante 8 anos e VicePresidente da Associação Humanitária da Póvoa da Isenta durante 12 anos. É Presidente do Centro Educativo e de Solidariedade Social EZN da Fonte Boa desde Março de 2017.

CONSELHO FISCAL

Humberto Lopes

PRESIDENTE Por designação da Associação Comunitária de Apoio à Terceira Idade de Mouriscas,  Humberto Pires Lopes, 79 anos, natural de Mouriscas, concelho de Abrantes. Licenciado em Ciências Matemáticas. Fez Estágio Pedagógico para Professor do Ensino Secundário e foi Professor entre 1963 e 2001. Foi orientador de Estágios de Matemática para o Ensino Secundário. Foi Diretor de uma Escola do Ciclo Preparatório e de uma Escola Industrial e Comercial no Uíge em Angola entre 1969 e 1975. Enquanto autarca, entre 1977 e 1994, foi Presidente da Junta de Freguesia de Mouriscas, Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Abrantes e Membro Eleito da Assembleia Municipal de Abrantes. Foi Deputado na Assembleia da República em regime de substituição entre Outubro de 1987 e Junho de 1988; Desde 1997 é voluntário na gestão de IPSSs. Entre 1997 e 2015 foi membro da Direção do Centro de Recuperação e Integração de Abrantes, tendo sido Presidente da Direção entre 2006 e 2015. É, atualmente, Presidente da Direção da Associação Comunitária de Apoio à Terceira Idade de Mouriscas, tendo anteriormente sido Presidente da Mesa da Assembleia Geral. É Vogal do Conselho Fiscal da UDIPSSS.

Afonso Tomás

VOGAL Por designação do Centro Paroquial de Bem Estar Social de Rio Maior, Afonso da Costa Tomás, 78 anos, residente em Rio Maior, com 3º Ciclo dos Liceus. Foi Chefe de Repartição na Câmara Municipal de Rio Maior durante 40 anos. Foi Presidente da Direção da Associação dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior durante 18 anos. É Vice-Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior e integra diversos Organismos da Paróquia de Rio Maior. É, há 27 anos, membro dos Órgãos Sociais do Centro Paroquial de Bem Estar Social de Rio Maior – Lar Fausta Sequeira Nobre, sendo atualmente seu Presidente da Direção. É Vogal do Conselho Fiscal da UDIPSSS.

Jaime Cunha

VOGAL Por designação do Centro Social Paroquial de Santa Marta, Jaime Manuel Duarte Soares da Cunha, 62 anos, natural e residente em Alcanhões – Santarém. Tem o Curso Geral de Administração e Comércio e foi Bancário entre 1979 e 2014, estando atualmente aposentado. Foi seccionista de Atletismo, da Biblioteca e do Teatro na Associação Popular de Alcanhões (APA) (1975/1981) Excerceu vários cargos dirigentes na Associação Popular de Alcanhões, entre os quais Presidente da Direção e da Mesa da Assembleia Geral. Foi Secretário da Junta de Freguesia de Alcanhões (1983/1985). Foi membro da Comissão de Pais e Encarregados de Educação da Escola 1º Ciclo de Alcanhões (1994/1995) É Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo de Dadores Benévolos de Sangue de Alcanhões. Foi Secretário-Geral, Vogal e Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação de Atletismo de Santarém. Foi Vogal da Direção da Associação Regional de Santarém de Teatro de Amadores. Foi Subdelegado e Delegado dos Serviços Sociais da CGD e Membro da Sub-Comissão de Trabalhadores da CGD – Agência de Santarém. Foi Presidente do Conselho Fiscal, Vice-Presidente da Direção e é atualmente Presidente da Direção do Centro Social Paroquial de Santa Marta de Alcanhões. Foi Vogal do Conselho Fiscal da União Distrital das IPSS de Santarém.

Deixe uma resposta

*