Ecoteologia de Bento XVI, o primeiro GreenPapa

O painel solar e um papamóvel híbrido estavam entre as ações visíveis de Ratzinger que o levaram a ser apelidado de “o papa verde” já em 2008 –  Ecoteologia de Bento XVI, o primeiro GreenPapa

 

Como quase 200.000 pessoas esperaram nas filas do lado de fora da Basílica de São Pedro esta semana para prestar as suas últimas homenagens ao Papa Emérito Bento XVI, é provável que mais do que alguns tenham visto o brilho da luz do sol refletindo no telhado de um prédio próximo.

A fonte, 2.400 painéis solares no topo da Sala de Audiências Paulo VI, permanece como um símbolo duradouro no Vaticano do foco que Bento, que morreu em 31 de dezembro aos 95 anos, colocou em questões ambientais durante seu pontificado de oito anos, que terminou em 2013, quando se tornou o primeiro Papa a renunciar em 600 anos.

O Papa Bento XVI admira a paisagem em Lorenzago di Cadore, Itália, durante as férias nos Alpes, em 23 de julho de 2007 | CNS/L’Osservatore Romano via Reuters

Embora sejam sinais importantes, os teólogos dizem que uma parte igual de seu legado à Igreja Católica serão os seus escritos e ensinamentos sobre questões ambientais que enfatizam a criação como um dom e como sua administração responsável se relaciona com outras questões e conflitos sociais – todas as áreas desenvolvidas posteriormente por seu sucessor, o Papa Francisco.

“Com Bento XVI, não tínhamos apenas uma teologia forte, uma teologia sistemática muito forte, mas também ações fortes”, disse Jame Schaefer, professor emérito de teologia sistemática e ética na Marquette University. “E acho que isso abriu caminho para muito do que Francisco fez.”

Vincent Miller, presidente Gudorf em Teologia e Cultura Católica na Universidade de Dayton, disse que Bento deixou claro que a igreja tinha que responder às ameaças ambientais, incluindo a mudança climática, que o mundo estava testemunhando num momento em que a atenção global estava a aumentar.

“Ele viu que essa era uma questão moral inevitável e falou sobre isso, ensinou sobre isso e agiu sobre isso”, disse Miller.

Ênfase na natureza e na ecologia humana

Em 24 de abril de 2005, na sua primeira homilia como Papa, Bento XVI estabeleceu uma marca que ajudaria a definir a abordagem das suas preocupações ecológicas.

“Os desertos externos do mundo estão crescendo, porque os desertos internos se tornaram muito vastos”, disse. “Portanto, os tesouros da terra não servem mais para construir o jardim de Deus para todos viverem, mas foram feitos para servir aos poderes de exploração e destruição.”

As conexões entre a ecologia da natureza e a ecologia humana (um termo cunhado pela primeira vez por seu predecessor, o papa João Paulo II) seriam um tema consistente para Bento XVI, inclusivé na sua encíclica de 2009, Caritas in Veritate, onde escreveu que “a deterioração da natureza está intimamente ligada à cultura que molda a convivência humana”.

Ambos os ensinamentos foram citados pelo Papa Francisco na encíclica “Laudato Si’, sobre o cuidado de nossa casa comum”, publicada em junho de 2015 como o primeiro documento de ensino papal inteiramente dedicado à ecologia e à fé.

Bento, conhecido como um estudioso brilhante, aparece com destaque na Laudato Si’, já que Francisco cita os seus escritos quase duas dúzias de vezes.

De muitas maneiras, Bento XVI abriu caminho para ideias que Francisco explorou na sua encíclica, disse Miller, como a ideia de desenvolvimento humano integral que Francisco examina como ecologia integral e que fez o nome de um dicastério do Vaticano.

“Existe uma grande continuidade entre os dois, e a Laudato Si’ desenvolve certos movimentos que Bento fez e os desenvolve de forma mais completa”, disse Miller ao EarthBeat.

Francisco tinha um amplo material de origem do seu predecessor para construir.

Na mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2007, Bento XVI levantou a urgência em torno da destruição ambiental, alertando que a corrida por recursos energéticos arrisca destruir ecossistemas, deixando as pessoas para trás e “desencadeando as capacidades destrutivas do homem”, incluindo guerra e conflito.

Três anos depois, ele dedicou toda a sua mensagem do dia da paz ao papel do meio ambiente para evitar conflitos, intitulando-a “Se você deseja cultivar a paz, proteja a criação”.

Entre as suas encíclicas, Bento dedica mais atenção às questões ambientais na Caritas in Veritate. O Papa enquadra o meio ambiente nem como acima da humanidade nem como algo a ser explorado de forma imprudente, mas sim como “um presente de Deus para todos e, ao usá-lo, temos uma responsabilidade para com os pobres, com as gerações futuras e com a humanidade como um todo”.

O Papa alemão acrescentou que “a Igreja tem uma responsabilidade para com a criação e deve afirmar essa responsabilidade na esfera pública”, não apenas defendendo a terra, o ar e a água para todos, mas “acima de tudo, protegendo a humanidade da autodestruição”.

Um termo regular que usou foi “a gramática da criação”, referindo-se a padrões coerentes na natureza que estabelecem critérios para seu uso responsável.

“Foi através dessa gramática que o mundo nos fala e adverte que agimos de maneira protetora e cuidadosa e nunca abusiva ou degradante”, disse Schaefer, que em 2012 ajudou a liderar uma consulta sobre a visão ecológica de Bento com a Conferência dos EUA. dos Bispos Católicos, da Universidade Católica da América e do Pacto Católico pelo Clima.

Bento XVI também tocou em temas ambientais em mensagens ao corpo diplomático do Vaticano e aos embaixadores africanos, e numa reunião no verão de 2007 com padres do norte da Itália, a quem disse: “Hoje, todos nós vemos que o homem pode destruir os alicerces de sua existência, a sua terra, portanto, que não podemos mais simplesmente fazer o que gostamos ou o que parece útil e promissor no momento com esta nossa terra, com a realidade que nos foi confiada.

“Pelo contrário, devemos respeitar as leis internas da criação, desta terra, devemos aprender essas leis e obedecer a essas leis se quisermos sobreviver”, disse Bento.

Em novembro de 2009, ele se dirigiu pessoalmente à Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação em Roma, onde chamou a fome de “o sinal mais cruel e concreto da pobreza” e afirmou que existe um direito fundamental a alimentos e água suficientes, saudáveis e nutritivos.

O Papa acrescentou que os métodos de produção de alimentos devem ser considerados juntamente com a proteção do meio ambiente e, com isso, “os vínculos entre a segurança ambiental e o fenómeno perturbador da mudança climática precisam ser mais explorados”, com atenção especial aos seus impactos nas pessoas em maior risco.

Sob sua supervisão, o Vaticano também organizou conferências sobre mudança climática, e Bento XVI emitiu mensagens regulares para as conferências climáticas da ONU.

Questões ecológicas e tradição da Igreja

Conhecido como um excelente teólogo sistemático, Bento XVI recorreu à tradição da Igreja para falar sobre os desafios ambientais atuais, contando com seus papas predecessores e fortemente influenciado pelo pai da igreja primitiva, Santo Agostinho, e por São Boaventura, um franciscano e doutor da Igreja do século XIII.

“Há uma sensação real no seu trabalho de que ele não está tão longe das doutrinas da Igreja, mas também se está a mover claramente para o aspecto do ensino social”, disse a irmã franciscana Dawn Nothwehr, professora em Ética Teológica Católica na Catholic Theological Union em Chicago e autor do livro Franciscan Writings: Hope Amid Ecological Sin and Climate Emergency.

“Ele é muito bonaventurino em toda essa integração profunda da estrutura trinitária de todo o mundo e a nossa compreensão de nosso relacionamento com Deus e como isso se encaixa com a pessoa humana e a Encarnação”, acrescentou a professora.

Miller, o teólogo de Dayton, disse que Bento falou sobre as preocupações ecológicas mais longamente e em mais ocasiões do que os papas anteriores, e fez mais para ligá-los às profundezas da tradição católica. Frequentemente, Bento XVI tentou unir o ensinamento magistral com a tradição da Igreja, acrescentou, “para mostrar suas raízes, fortalecê-lo e torná-lo mais robusto”.

Um exemplo dessa tessitura está na Caritas in veritate, onde Bento escreve:

“O livro da natureza é uno e indivisível: abrange não só o ambiente, mas também a vida, a sexualidade, o casamento, a família, as relações sociais: numa palavra, o desenvolvimento humano integral. Os nossos deveres para com o meio ambiente estão ligados aos nossos deveres para com a pessoa humana, considerada em si mesma e em relação aos outros”.

Essa ideia reflete como Boaventura e Agostinho falaram sobre a criação, disse Miller, e a aplica a discussões sobre preocupações ecológicas contemporâneas.

“Ele mostra como isso está profundamente enraizado na tradição, que a tradição tem recursos para falar sobre este momento e você não precisa sair da tradição para encontrar uma maneira de responder às preocupações ecológicas”, disse Miller.

Acrescentou Nothwehr: “Ele realmente conectou a teologia doutrinária com as peças sociais e ambientais éticas de maneiras que não haviam sido feitas antes.”


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