NÃO PODEMOS ASSISTIR SEM INDIGNAÇÃO E SEM FAZER NADA FACE À ESSA GUERRA INTERNA, CUJO INIMIGO ESTÁ DENTRO DE NOSSO PAÍS E OCUPANDO O MAIS ALTO CARGO DA NAÇÃO. MAS EXISTE A HUMANIDADE QUE AINDA TEM “HUMANIDADE” EM NOME DA QUAL RECORREMOS. NOSSO TEMOR RESIDE EM QUE O INSTINTO DE MORTE DE NOSSO PRESIDENTE QUEIRA A PARTIR DO BRASIL AFETAR TODA A HUMANIDADE E MAIS DIRETAMENTE NOSSOS VIZINHOS COM O VÍRUS AMAZÔNICO ALTAMENTE PERIGOSO. JÁ INVADIU TODO O PAÍS E CHEGOU JÁ AOS USA.
TRATA-SE DE SALVAR VIDAS E A PRÓPRIA HUMANIDADE SOB RISCO DE NÃO CONSEGUIR SE REGENERAR. TOTALMENTE. É A RAZÃO ÉTICA E HUMANITÁRIA QUE NOS MOVEU A PUBLICAR ESTA MANIFESTO, TRADUZIDO EM VÁRIAS LÍNGUAS. PEDIMOS QUE O SUBSCREVAM PARA CRIAR AS CONDIÇÕES POLÍTICAS PARA ENCONTRAR ALGUÉM QUE PREZA A VIDA, NÃO EXALTA A VIOLÊNCIA NEM É INDIFERENTE FACE À MORTE DE MILHARES DE NOSSOS COMPATRIOTAS.
NÃO HÁ MAIS LENÇOS PARA ENXUGAR TANTAS LÁGRIMAS, NEM MAIS A POSSIBILIDADE DE UM ÚLTIMO ADEUS. REPETINDO UM BISPO FRANCISCANO ESCOCÊS DO SÉCULO XIII CONTRA A DEMASIADA EXTORSÃO DOS IMPOSTOS: NÃO ACEITAMOS, NOS RECUSAMOS E NOS REBELAMOS CONTRA ESSA SITUAÇÃO INIMIGA DA VIDA.
Adesão por: https://forms.gle/H8Y8pQMe3WhYjQrZA
Leonardo Boff, teólogo brasileiro. As nossas publicações www.regiaodonorte.pt e www.sociedadejusta.pt aderem a este manifesto e estão autorizadas a publicar textos deste teólogo de língua portuguesa. Interroga a fé a partir da realidade humana e das experiências comunitárias e ensina-nos a olhar o sentido da vida neste tempo.