A lacuna é ainda maior para os influenciadores, que incluem YouTubers muito populares entre os jovens (Squeezie, Cyprien, etc.) e produtores de conteúdo de informação condensada e didática (HugoDécrypte, Gaspard G, etc.). Os jovens de 18/24 anos os usam massivamente para obter informações (74%), ao contrário dos franceses com 65 anos ou mais (7%).

Os jovens, portanto, também têm uma visão mais positiva (51% dos menores de 35 anos) do que a população em geral (33%) dos provedores de informação “que não são média ou jornalistas”. O que é considerado “uma coisa ruim” por 59% das pessoas com mais de 35 anos (e até 71% das pessoas com 65 anos ou mais).

Confiança na mídia: regulamentação das redes sociais, o fosso entre gerações

Quase metade dos inquiridos (45%), desta vez com pequenas variações entre faixas etárias, declaram, no entanto, serem confrontados “várias vezes por semana” com informações falsas nas redes sociais.

Confiança na mídia: regulamentação das redes sociais, o fosso entre gerações

Para o fazer, a geração Z, nascida com a Internet, é a que mais recorre (75%, contra 30% dos mais velhos) aos serviços de fact-checkers (jornalistas especializados na verificação de informação online).

Regulação, educação e transparência

“As redes sociais são o ambiente informacional dos jovens. Eles não confiam totalmente neles, mas apreciam a liberdade de expressão que encontram ali, a igualdade de acesso ao discurso, uma forma de desintermediação”, observa o especialista em média Arnaud Mercier. Os mais jovens (77%) preferem a liberdade de expressão nas redes sociais à regulamentação (desejada por 11% deles, contra 58% dos mais velhos). Para combater as notícias falsas, a Geração Z apoia a educação para os média, tanto “desde cedo” (para 22%) quanto “para adultos” (13%).

“As respostas a serem dadas sobre os meios de combate à desinformação são bastante dispersas, o que mostra que não favorecem nenhuma ação em particular” , observa Guillaume Caline, da Kantar Public. Os franceses dizem ser a favor de um conjunto de medidas que dizem respeito tanto às autoridades públicas (em termos de regulamentação), aos meios de comunicação (mais transparência na forma de trabalhar, mais checagem de fatos nas redações) quanto à comunidade educacional no sentido amplo para afetar as crianças em primeiro lugar, mas também a sociedade como um todo.

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Uma nova metodologia

O 36º Barómetro público de um ponto da Kantar para La Croix foi realizado de 4 a 8 de janeiro de 2023 com uma amostra de 1.505 pessoas, representativas da população francesa de 18 anos ou mais, entrevistadas pelo método de cotas (sexo, idade, CSP…) em todo o território. As entrevistas foram realizadas via internet com 1.300 pessoas e por telefone para 200 entrevistados com 65 anos ou mais, e não mais face a face.

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