Padre José Baptista no lugar do Bispo Roberto Mariz

CNIS – O padre  José Lopes Baptista é o novo tesoureiro da direcção da CNIS substituindo Roberto Mariz entretanto nomeado bispo-auxiliar do Porto e que por essa razão renunciou ao cargo. Pároco das Antas, Capelão do Conde Ferreira (Misericórdia) e membro do Cabido da Sé Catedral o padre Baptista  foi presidente da UDIPSS-Porto.

Medalha da Ordem Dom Martinho Lopes

A luta pela independência de Timor Leste encontrou no padre José Baptista  um esteio fundamental com acções de sensibilização para a causa, ao lado do professor Barbedo Magalhães, a partir da paróquia da Pasteleira, no Porto. E por isso foi agraciado pelo Governo de Timor com a Medalha da Ordem Dom Martinho Lopes. Pode ver aqui:

https://www.mj.gov.tl/jornal/?q=node/169

Medalha Municipal de Mérito (Grau Ouro)

O Município do Porto distinguiu a Cultura e Liberdade como tema de um conjunto de Medalhas Municipais atribuídas a figuras da cidade, em sessão realizada na Casa do Roseiral, ao Palácio de Cristal, na tarde do dia 9 de julho de 2019.

Nesta edição, a Medalha de Honra da Cidade foi atribuída a duas personalidades: o Príncipe Amyn Aga Khan e Alberto de Sousa Martins, ex-ministro e antigo deputado do PS.

Entre os que foram distinguidos com a Medalha Municipal de Mérito (Grau Ouro) encontra-se o Padre José Lopes Baptista, que findou a missão atribuída pelo Município de Provedor do Inquilino Municipal, bem como o investigador, crítico literário e catedrático jubilado da Universidade do Porto Arnaldo Saraiva e o escultor Zulmiro de Carvalho. Entre as entidades coletivas distinguidas encontra-se a Universidade Popular do Porto e o Rancho Folclórico do Porto.

Em 2014, o padre José Baptista foi nomeado provedor do inquilino municipal, depois de terem sido ouvidas as associações de moradores dos bairros municipais. Na altura era o presidente da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Porto (UDIPSS-Porto).

 

 

 

 

 

 

Todos querem uma sociedade justa. Nós lutamos por ela, Ajude-nos com a sua opinião. Se achar que merecemos o seu apoio ASSINE aqui a nossa publicação, decidindo o valor da sua contribuição anual.

Deixe um comentário

*